sábado, 26 de novembro de 2011

SINNDICATO CONSTROE CASAS POPULARES EM ARACI

Por que classifiquei o evento de inauguração da Habitação Rural em Araci como histórico?

Esta pergunta está sendo feita especialmente a mim, por alguns leitores, porque eu disse que “o evento do dia 19 de novembro em Araci, é digno de entrar para a nossa história. Vejamos os seguintes fatores:

Autoridades discursam para mais de mil pessoas presentes
Um evento da magnitude do que foi realizado no dia 19 de novembro, envolvendo diversas autoridades, geralmente só acontece quando um determinado Poder Público convoca. Porém, em Araci desconheço que tenha havido algo parecido. Logo, é importante observar que o evento foi numa zona rural e em uma data não convencional de fim de semana.
Nesse mesmo evento, autoridades como o ministro Afonso, o Secretário de Estado do Planejamento, Zezéu (o homem que controla os gastos do Estado), o presidente da CAIXA, Jorge Hereda, dentre outras autoridades, estiveram presentes em uma zona rural, com todas as suas especificidades positivas e negativas. No mínimo, pelo que estas autoridades testemunharam de positivo, elas mesmas, que controlam o Poder do Estado, falarão bem de nossas iniciativas, o que certamente facilitará em futuros aporte para outros projetos sociais.
Vamos notar que, milhares de Prefeituras e outras autoridades nacionais gostariam de contar com a presença de Jorge Hereda, presidente Nacional da CAIXA Econômica Federal, em seu evento, algo raro, pois estamos falando do presidente Nacional da CAIXA, que por conta de sua agenda de compromissos não é fácil deslocá-lo para uma zona rural. A mesma situação se atribui ao ministro Afonso.
Ademais, quem não lembra! Antes para um agricultor ou pessoa humilde abrir uma conta nos Bancos era a maior dor de cabeça, pois os gerentes olhavam de cima para baixo e imaginavam: “para que uma pessoa dessa que não tem renda quer ter conta em Banco?” Então, exigiam comprovante de renda, coisa que as pessoas pobres não tinham, pois, o país estava mergulhado na pobreza e na miséria extremas. 
O Presidente Lula acabou com essa situação, ao ponto de autorizar os Bancos Públicos a abrirem contas para pobres. Certa vez, Lula proferiu um discurso para a CAIXA e disse: “Um país não pode ter cidadania só pela metade. Um povo não pode viver dividido entre os que comem e os que passam fome. Os que moram e os que se escondem. Os que têm conta em banco, crédito, financiamento; e os pobres, aqueles que, mesmo quando ganham algum dinheirinho, precisam guardar debaixo do colchão porque banco nenhum se interessa por eles”. 
Lula disse isso para logo em seguida anunciar: “Resolvemos fazer uma revolução no microcrédito neste país. E para fazer essa revolução a primeira providência foi ampliar o volume de recursos e o acesso dos pobres à rede bancária”. 
Dessa forma, para clarear o que de fato aconteceu em Araci, dia 19/11, esse evento entra sim para a nossa, porque, antigamente (09 anos atrás), um pobre não abria conta em Banco, atualmente, o que testemunhamos é presidente Nacional da CAIXA, na zona rural de Araci, em um final de semana, dizendo que estava ali para que as pessoas percebessem que o Brasil vive um novo momento, e que se dependesse dele, as pessoas teriam todo crédito necessário para construir a sua moradia. Isso para mim é histórico!
Jorge Hereda (de boné), em frente a casa de dona Elielza, uma das beneficiadas com uma casa
  • 7
    7
    7
    7
    7
    7
    7
    7
    7

Nenhum comentário:

Postar um comentário