quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Blog do Roberto: acsrobertomiranda.blogspot.com

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA VARZEA DA PEDRA, MOBILIZA POVOADOS E AGUA DO ARACI NORTE SAI DO PAPEL.

Com uma população presente de mais 250 pessoas dos municípios de ARACI, SANTA LUZ E COITÉ, vinda de mais de 30 comunidades e sede, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associações, Prefeituras, Câmaras dos Vereadores, juntamente com o público presente na audiência pública para discutir o Projeto Araci Norte, realizada na tarde do dia 26/09/2011 no salão da Igreja católica do Povoado de Varzea da Pedra, na divisa dos municípios de Santa Luz com Araci. O evento foi convocado pelo Conselho do FUMAC-Santa Luz na pessoa do Presidente José Hamilton da Silva e uma comissão de Associações Comunitárias de Varzea da Pedra-Santa Luz – Miranda – Santa Luz, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e STRAF de Santa Luz.

Durante os discursos dos Líderes Comunitários e representantes políticos, todos se voltaram para o tema da água como primeiro passo para erradicar a pobreza na Zona Rural desses municípios. [ O Projeto em questão Araci Norte foi centro das atenções já que desde 2002 está em curso beneficiamento inicialmente 20 comunidades na região da Bacia do Tucano e já nas regiões de João Vieira, Barbosa-Araci. O que muita gente não entende é a lentidão na execução desse benefício que significa saúde e qualidade de vida.

FALTOU REPRESENTAÇÃO POLITICA LUZENSE JUNTO AO ESTADO

Um outro ponto entristeceu os representantes dos povoados das regiões de Serra Branca, Boa Esperança- Santa Luz, cujo estavam fora do Projeto inicial. E de Santa Luz só estavam os Povoados da Fronteira- Varzea da Pedra, Lagoa Escura, Miranda, Aracati, Rejeito, Areal e Campo Grande. Segundo os Líderes tudo isso por falta de representação politica e divergências partidárias dos gestores Luzense nesses últimos tempos que não foram capaz de protocolar as demandas na CERB e ficaram apensas nos discursos e nas promessas, como foi nas últimas eleições para Deputado, Governador, Senador e Presidente cujo muitos garantiram em palanque que à água chegaria a Serra Branca. Reclamou Jorge e Sônia de Serra Branca, endossado por Percilio do Antônio Conselheiro. O momento de alegria e esperança veio na hora do uso da palavra de Rudimar Mota da CERB quando recebeu e protocolou a reivindicação das Comunidades através de um oficio com um mapa-CROKI em nome da Associação de Miranda- Santa Luz, demandada pelos núcleos das Associações das REGIÕES DE Serra Branca e de Ferreiros. Foi aí que Mota garantiu que incluiria no Projetão.

Rudimar fez uma apresentação do ÁGUA PARA TODOS II comunicando as metas: R$ 3,7 Bi para implementar os projetos de água na Bahia: 110 MIL CISTERNAS, Projeto Tucanão, Limpeza de Aguadas, Esgotamento Sanitário, e outras ações para 5 milhões de baianos.

Araci Norte- Serão beneficiado mais de 60 comunidades no geral entre os municípios citados e podendo reforçar o Sistema da Sede de Santa Luz. Atualmente existe 2 poços perfurados na região do Tracupá-Tucano vem com a Vazão de 263 mil litro/hora cujo está abastecendo as primeiras 20 comunidades já beneficiadas, enquanto o segundo está lacrado com a capacidade de 287 mil/horas e um outro de 300 mil será perfurado afim de que chegue a 700 mil litros/hora no total para garantir esse sistema. Do mesmo jeito que funciona o LUZ PARA TODOS, O água para todos vai funcionar e agora com mais força pois o Governo Wagner em seu primeiro mandato e agora a Presidente Dilma adotou como Programa Federal fortalecendo a parceria BAHIA-BRASIL. O Projeto Araci Norte está na fase final de elaboração e em seguida entra em licitação para inicio das obras.

O representante da CERB concluiu dizendo que o órgão está de portas abertas para receber representantes das Comunidades e municípios (Associações, Vereadores e Prefeitos). É uma determinação do Governador tratar a todos por igual, independente de cor partidária, nosso projeto tem qualidade porque ouvimos o povo.

A água barrenta está com os dias contados, na casa dessas famílias. No final da audiência pública uma comissão ampla foi formada para acompanhar o Projeto Araci Norte a nível de território da Cidadania afim de dialogar com o Governo do Estado. A composição ficou a seguinte: ARACI- Prefeita Nenca, Vereadores- Zé Augusto, Sindicato Rural- Reinildo Carvalho dos Agentes de Saúde- Miraldo, APAEB- Edicarlos, e do/FUMAC- Antônio Pimentel. Santa Luz- FUMAC- Zé Hamilton, MMTR- Ana Maria, CEAIC- Roberto do Miranda, SINDICATO RURAL- Amadeus, PREFEITURA- Zenon Nunes (vice-prefeito), VEREADORES- Miraldo. Rudimar- CERB agendará uma audiência com o presidente Dr. Bento Ribeiro Filho para os próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário